Em ótimo momento, camisa 10 do Tricolor marcou quatro gols e deu duas assistências em cinco jogos pelo clube em 2017. Neste sábado, meia é a grande esperança da equipe no duelo com o Madureira, pela semifinal da competição regional

(foto: Nelson Perez/Fluminense F.C.)

O gol antológico marcado por Gustavo Scarpa contra o Globo FC, pela Copa do Brasil, no último dia 15, foi o quarto do meia em cinco jogos pelo Fluminense em 2017. Além de estufar as redes adversárias com frequência, o camisa 10 também segue servindo os companheiros. Somente neste início de ano, o atleta já deu duas assistências e alcançou o seu melhor início de temporada na carreira.

Desde que estreou como profissional pelo clube das Laranjeiras, no dia 31 de maio de 2014, contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro, Scarpa jamais teve números tão positivos. Naquele ano, o jogador atuou apenas sete vezes e, na sequência, foi emprestado ao RB Brasil para disputar o Campeonato Paulista de 2015. Ao retornar ao Fluminense, em junho, começou a conquistar, definitivamente, o seu espaço na equipe.

Em 2016, o meia deu início à sua primeira temporada como titular e já era considerado um dos principais jogadores do time, que contava com nomes consagrados, como o atacante Fred e o meio-campista Cicero. As belas atuações lhe renderam o prêmio de Craque da Primeira Liga, competição que o Tricolor Carioca sagrou-se campeão.

As excelentes exibições do jogador não somente encheram os olhos da torcida Tricolor como chamaram a atenção do técnico Tite, que o convocou para o amistoso entre Brasil e Colômbia, no último mês de janeiro, que teve toda a renda revertida aos familiares das 71 vítimas do acidente aéreo que transportava a delegação da Chapecoense, em novembro passado.

Ao falar sobre a ótima fase, Scarpa minimiza a qualidade individual e prefere enaltecer o trabalho coletivo. “É muito bacana saber que estou conseguindo jogar bem, marcar gols e ajudar o Fluminense, mas, na minha opinião, o mais importante é o time vencer. Em 2016, a gente demorou um pouco para engrenar e depois fomos campeões da Primeira Liga. Neste ano, a nossa equipe está conseguindo jogar bem e isso nos dá muita confiança para a sequência da temporada. Já temos uma decisão importante neste sábado e não podemos bobear”, afirmou o meia.

A decisão citada pelo camisa 10 é o duelo com o Madureira, pela semifinal da Taça Guanabara. Em seu terceiro ano como profissional pelo Fluminense, Scarpa admite que um de seus objetivos pessoais é conquistar o Campeonato Carioca, mas sabe que ainda falta muito para chegar até lá.

“É a minha terceira temporada como profissional, mas é a segunda vez que disputo o Carioca. É um campeonato muito tradicional e tenho bastante vontade de poder conquistar o título e dar essa alegria ao torcedor, mas sei que ainda falta muito. Antes de pensar em qualquer coisa, precisamos focar no Madureira, que é um adversário perigoso, com jogadores experientes, e já provou que tem totais condições de chegar à primeira decisão da competição”, avaliou o meia.

Aos mais supersticiosos, vale lembrar que 2017 é o primeiro ano que o jogador inicia a temporada com o número 10 às costas. O meia assumiu a camisa em setembro do ano passado. Desde então, a responsabilidade fez muito bem e Scarpa tem evoluído a cada partida.

A semifinal entre Fluminense e Madureira acontece no próximo sábado, no Raulino de Oliveira. No mesmo dia, Flamengo e Vasco duelam pela outra vaga na decisão.

Desde que estreou pelo Fluminense, Gustavo Scarpa jogou 108 partidas, marcou 23 gols e deu 24 assistências.

Confira a comparação entre o início de Gustavo Scarpa em 2016 e 2017

Cinco primeiros jogos em 2017
5 vitórias
4 gols
2 assistências

Jogo: Globo FC 2 x 5 Fluminense
Torneio: 1ª fase da Copa do Brasil
Data: 15/02/2017
Situação: Marcou um gol do meio de campo e foi substituído aos 30 minutos do 2º tempo por Pierre

Jogo: Fluminense 4 x 0 Bangu
Torneio: 4ª rodada do Campeonato Carioca
Data: 12/02/2017
Situação: Marcou o segundo gol e deu uma assistência para Osvaldo fazer o quarto. Atuou durante os 90 minutos

Jogo: Portuguesa 0 x 3 Fluminense
Torneio: 3ª rodada do Campeonato Carioca
Data: 05/02/2017
Situação: Marcou o terceiro gol e atuou durante os 90 minutos

Jogo: Fluminense 1 x 0 Resende
Torneio: 2ª rodada do Campeonato Carioca
Data: 01/02/2017
Situação: Marcou o gol e atuou durante os 90 minutos

Jogo: Vasco 0 x 3 Fluminense
Torneio: 1ª rodada do Campeonato Carioca
Data: 29/01/2017
Situação: Deu uma assistência para Marcos Júnior marcar o terceiro gol e atuou durante os 90 minutos

Cinco primeiros jogos em 2016
1 vitória
3 derrotas
1 empate
1 gol

Jogo: Fluminense 4 x 0 Bonsucesso
Torneio: 2ª rodada do Campeonato Carioca
Data: 03/02/2016
Situação: titular. Marcou o segundo gol do time e foi substituído aos 16 minutos do segundo tempo por Marcos Junior

Jogo: Volta Redonda 3 x 1 Volta Redonda
Torneio: 1ª rodada do Campeonato Carioca
Data: 31/01/2016
Situação: titular. Atuou toda a partida

Jogo: Fluminense 0 x 1 Atlético Paranaense
Torneio: Copa da Primeira Liga
Data: 27/02/2016
Situação: titular. Substituído aos 20 minutos do segundo tempo por Magno Alves

Jogo: Fluminense 0 x 1 Internacional
Torneio: Florida Cup
Data: 20/01/2017
Situação: titular. Substituído no intervalo por Felipe Amorim

Jogo: Fluminense 1 x 1 Shakhtar Donetsk
Torneio: Florida Cup
Data: 17/01/2016
Situação: reserva. Entrou aos quatro minutos do segundo tempo no lugar de Marcos Junior