Em seis jogos contra o Timão, meia-atacante venceu três, empatou dois e só foi superado em uma ocasião. A invencibilidade do capitão já dura mais de dois anos  

(foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras / Divulgação)

O atacante Dudu chegou ao Palmeiras em 2015 após um inesquecível chapéu nos rivais Corinthians e São Paulo. Desde então, o camisa 7 alviverde enfrentou o Timão seis vezes e só perdeu uma. A longínqua derrota foi no dia 8 de fevereiro de 2015, na primeira vez em que o meia-atacante encarou o rival. Nas cinco partidas seguintes, o jogador venceu três, empatou duas, marcou dois gols e ainda deu uma assistência. Nesta quarta-feira, o Guerreiro do Verdão irá enfrentar o clube do Parque São Jorge pela sétima vez e pode aumentar a invencibilidade.

Apesar do retrospecto positivo, Dudu prega cautela e joga o favoritismo para o lado corintiano. “Os números são positivos, é algo legal, mas eles não entram em campo. Todo mundo sabe a dificuldade que é enfrentar o Corinthians em Itaquera e nós estamos cientes de que será um jogo muito complicado. O time deles está bem no Paulista e jogará em casa, mas nós estamos focados e tentaremos impor o nosso ritmo de jogo com muito respeito”, analisou o camisa 7.

Desde que chegou ao clube, Dudu enfrentou Corinthians, Santos e São Paulo 21 vezes e marcou seis gols. Do atual elenco, apenas Rafael Marques fez mais do que ele nos clássicos com os rivais do estado, com sete bolas na rede. Caso marque novamente nesta semana, além de alcançar o companheiro no topo da artilharia nos dérbis regionais, o meia-atacante faria o seu primeiro gol na casa do adversário e transformaria o Corinthians em sua maior vítima, ao lado do Santos, com três tentos. O Tricolor Paulista já sofreu um gol do palmeirense.

O clássico entre Corinthians e Palmeiras será disputado nesta quarta, a partir das 21h45, na Arena Corinthians, pela quinta rodada do Campeonato Paulista. Após quatro jogos na competição regional, os clubes têm campanhas semelhantes. Ambos venceram três vezes, somam nove pontos e lideram seus respectivos grupos. O Timão é o primeiro do Grupo A e o Verdão está no topo do Grupo C, mas o ataque alviverde já marcou sete gols, enquanto o alvinegro balançou as redes apenas três vezes.

Rei das assistências
Com os três passes para gol na vitória sobre o Linense, por 4 a 0, no último fim de semana, Dudu já é o maior garçom do Paulistão. Na temporada passada, o meia-atacante foi o principal assistente do Campeonato Brasileiro, com dez passes precisos. Em 2015, seu primeiro ano no clube, deu 12 assistências e foi o vice-líder do elenco no quesito, atrás de Robinho (Cruzeiro), que terminou com 13.

Retrospecto de Dudu contra o Corinthians
6 jogos
2 gols
1 assistência
3 vitórias
2 empates
1 derrota
61,1% de aproveitamento

Estatísticas detalhadas contra o Timão


Jogo: Corinthians 0 x 2 Palmeiras
Competição: Campeonato Brasileiro
Fase: 26ª rodada
Data: 17/09/2016
Local: Arena Corinthians
Situação: titular – substituído por Rafael Marques aos 24 minutos do segundo tempo

Jogo: Palmeiras 1 x 0 Corinthians
Competição: Campeonato Brasileiro
Fase: 7ª rodada
Data: 12/06/2016
Local: Allianz Parque
Situação: titular – substituído aos 38 minutos do 2º tempo por Rafael Marques

Jogo: Palmeiras 1 x 0 Corinthians
Competição: Campeonato Paulista
Fase: 14ª rodada
Data: 03/04/2016
Local: Pacaembu
Situação: reserva – entrou aos 16 minutos do 2º tempo no lugar de Robinho e marcou o gol da vitória

Jogo: Palmeiras 3 x 3 Corinthians
Competição: Campeonato Brasileiro
Fase: 23ª rodada
Data: 06/09/2015
Local: Allianz Parque
Situação: titular – marcou o terceiro gol e foi substituído aos 36 minutos do 2º tempo por Allione

Jogo: Corinthians 2 x 2 Palmeiras
Competição: Campeonato Paulista
Fase: Semifinal
Data: 19/04/2015
Local: Arena Corinthians
Situação: titular – deu uma assistência para o gol de Rafael Marques e converteu a quinta cobrança na série de pênaltis

Jogo: Palmeiras 0 x 1 Corinthians
Competição: Campeonato Paulista
Fase: 3ª rodada
Data: 08/02/2015
Local: Allianz Parque
Situação: reserva – entrou no intervalo no lugar de Maikon Leite (placar já estava 1 a 0)

Retrospecto de Dudu contra os rivais do estado
21 jogos
6 gols
4 assistências
10 vitórias
4 empates
7 derrotas
53,9% de aproveitamento