Colombiano balançou as redes na vitória de 1 a 0 sobre o Tricolor, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro do ano passado. Desde que chegou ao clube, atacante enfrentou os rivais da capital paulista quatro vezes e nunca perdeu
(foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo)
Nesta quarta-feira, Santos e São Paulo duelam na Vila Belmiro, pela terceira rodada do Campeonato Paulista, e o rival traz boas recordações para o atacante Jonathan Copete. Na última vez em que os clubes se enfrentaram, no dia 13 de outubro de 2016, o colombiano marcou o gol da vitória do Peixe no Pacaembu, por 1 a 0, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Outro dado interessante é que o atacante jamais perdeu um clássico para os rivais da capital paulista. Desde que chegou ao Brasil, Copete enfrentou o trio de ferro quatro vezes, com três vitórias, um empate e dois gols marcados. Curiosamente, na única vez em que o Alvinegro Praiano não saiu vitorioso foi quando o jogador iniciou a partida no banco de reservas. Na ocasião, o adversário era o Palmeiras e o placar terminou 1 a 1, no Allianz Parque, pela 14ª rodada do Brasileirão de 2016.
Com exceção daquele empate com o Verdão, o colombiano venceu todos os clássicos que disputou. Bateu o Corinthians, por 2 a 1, na Vila Belmiro, o São Paulo, por 1 a 0, no Pacaembu, e o Palmeiras, também por 1 a 0, na Vila Belmiro, todos os jogos válidos pelo Brasileirão da temporada passada. Nas duas vitórias pelo placar mínimo, inclusive, o camisa 36 foi o grande herói ao marcar os gols que garantiram os triunfos.
Animado por ter a oportunidade de disputar mais um clássico, Copete falou sobre o jogo contra o Tricolor. “Todo atleta gosta de jogar um clássico e eu não sou diferente. Enfrentar o São Paulo é especial porque é um dos grandes clubes do Brasil e sabemos que um resultado positivo nos dá ainda mais confiança para seguir bem na temporada. Eles estão começando um novo trabalho com o técnico Rogério Ceni e vêm jogando com muita intensidade e posse de bola. Respeitamos o time deles e sabemos que será uma partida muito complicada, mas também temos um estilo de jogo ofensivo e iremos em busca da vitória, que é o nosso objetivo”, analisou o colombiano.
Sobre a invencibilidade contra os rivais da capital paulista, o atacante minimizou a marca individual e preferiu ressaltar o momento coletivo do Peixe. “Realmente, ainda não perdi para os nossos grandes rivais, mas isso é sinal de que o Santos está fazendo um bom trabalho. Espero que a gente consiga fazer um bom jogo amanhã e que essa invencibilidade continue por mais tempo”, finalizou o camisa 36.
Santos e São Paulo entram em campo nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. Após dois jogos pela competição estadual, o Peixe lidera o Grupo D, com seis pontos e 100% de aproveitamento. Já o Tricolor soma três pontos e está no topo do Grupo B.
Jonathan Copete chegou ao Santos em junho de 2016 e foi o vice-artilheiro do Peixe no Campeonato Brasileiro do ano passado, com dez gols, apenas um a menos que Ricardo Oliveira. Com seis assistências, o colombiano foi o maior garçom da equipe na competição nacional. No geral, o colombiano já realizou 35 jogos pelo Alvinegro Praiano, marcou 12 gols e deu seis assistências.
Números de Copete em clássicos
4 jogos (três vezes como titular)
3 vitórias
2 gols
Jogo: Santos 1 x 0 Palmeiras
Competição: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 29/10/2016
Local: Vila Belmiro
Observação: titular. Marcou o gol da vitória e foi substituído aos 41 minutos do 2º tempo por Caju
Jogo: São Paulo 0 x 1 Santos
Competição: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 13/10/2016
Local: Pacaembu
Observação: titular. Marcou o gol da vitória e atuou os 90 minutos
Jogo: Santos 2 x 1 Corinthians
Competição: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 11/09/2016
Local: Vila Belmiro
Observação: titular. Atuou durante os 90 minutos
Jogo: Palmeiras 1 x 1 Santos
Competição: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 12/07/2016
Local: Allianz Parque
Observação: reserva. Entrou aos 17 minutos do 2º tempo no lugar de Vitor Bueno