Atacante do Santos disputará a partida contra o Brasil, na próxima quarta-feira, que terá toda a renda revertida para os familiares das 71 vítimas do acidente aéreo em novembro do ano passado
(foto:Ivan Storti/Santos FC)
O atacante Jonathan Copete recebeu uma ótima notícia neste fim de semana. O treinador da seleção colombiana, José Pékerman, convocou o santista para representar o país no Jogo da Amizade, contra o Brasil, no próximo dia 25 de janeiro, no Engenhão, cuja renda será revertida aos familiares das vítimas do trágico acidente aéreo, que matou 71 pessoas na madrugada do dia 29 de novembro do ano passado.
Além de Copete, mais três atletas se juntam ao grupo colombiano, que já está no Rio de Janeiro: o volante Cuéllar, do Flamengo, o meia Vladimir Hernández, que também é do Peixe, e o atacante Teo Gutiérrez, do Rosario Central. Os três jogadores que atuam no Brasil, inclusive, já estão na cidade e devem realizar as atividades físicas com o grupo no final da tarde deste domingo, em um hotel na Barra da Tijuca, onde a delegação está hospedada.
É a segunda vez na carreira que o atacante é chamado para a seleção nacional de seu país. Em novembro do ano passado, Copete foi convocado para as partidas contra Chile e Argentina, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2018, na Rússia. Na ocasião, o santista chegou a entrar no jogo contra a Argentina, em San Juan, que terminou 3 a 0 para a alviceleste.
Feliz pela oportunidade de representar o país mais uma vez, Copete falou sobre a convocação. “Defender o meu país sempre é motivo de muito orgulho, ainda mais em uma situação como essa. Me sinto privilegiado em poder fazer parte de um jogo tão especial. Espero que o estádio esteja lotado e todos façam uma linda homenagem às pessoas que nos deixaram de maneira tão trágica”, afirmou o colombiano.
Copete chegou ao Santos em junho do ano passado e fez a sua estreia contra o Grêmio, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Pelo clube da baixada, o atacante entrou em campo 32 vezes, marcou 12 gols e deu seis assistências. Apesar de ter desembarco na Vila Belmiro apenas no meio da temporada, o atleta terminou o Brasileirão na vice-artilharia da equipe, com dez gols (ao lado de Vitor Bueno), apenas um a menos que Ricardo Oliveira. Além disso, o jogador foi o maior garçom do Peixe na competição nacional, com seis assistências.
Confira os dados de Copete pela seleção colombiana
1 convocação
1 jogo
1 derrota
Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Rússia 2018
Jogo: Argentina 3 x 0 Colômbia
Fase: 12ª rodada
Data: 15/11/2016
Estádio: San Juan – San Juan
Situação: entrou aos 21 minutos do segundo tempo no lugar de Daniel Torres
Estatísticas pelo Santos
32 jogos
12 gols
6 assistências