Antes da vitória do Shakhtar sobre o Stal Kamianske, por 2 a 0, ambas as equipes se reuniram no centro do gramado e prestaram um minutos de silêncio às 71 pessoas que perderam suas vidas no trágico acidente aéreo na Colômbia, no início da semana

(foto:site oficial do Shakhtar Donetsk)

Em mais um jogo marcado por homenagens aos falecidos no desastre aéreo na Colômbia, que vitimou 71 pessoas, o Shakhtar Donetsk venceu o Stal Kamianske, por 2 a 0, neste domingo, pela 17ª rodada do Campeonato Ucraniano. Os gols da equipe foram marcados pelos brasileiros Marlos, de pênalti (após sofrer a falta dentro da área e converter com uma linda cavadinha), e Taison (veja os melhores momentos). O resultado mantém o time ainda mais líder. Após 17 rodadas, o clube segue invicto na competição (15 vitórias e dois empates) e soma 47 pontos, dez a mais que o Dínamo de Kiev, segundo colocado. Faltando apenas cinco jogos para o término do torneio, os “Mineiros” estão muito próximos do título e podem conquistar a taça já na próxima rodada. Para isso, precisam vencer o arquirrival e vice-líder Dínamo, no duelo que será realizado no próximo dia 12, fora de casa.

Antes de a bola rolar, os jogadores do Shakhtar Donetsk e Stal Kamianske se reuniram no centro do gramado e fizeram um minuto de silêncio em homenagem às 71 pessoas que perderam as suas vidas no acidente aéreo da última segunda-feira, na Colômbia.  Ainda muito abalado pela tragédia, Marlos dedicou o gol e a vitória às vítimas e relembrou de seu amigo e ex-companheiro de São Paulo, Cléber Santana.

“É muito duro ter que entrar em campo depois de um acidente como esse, ainda mais para nós, jogadores, que estamos viajando todas as semanas. Mas é a vida e temos que seguir adiante. Todos nós ficamos muito abalados com o que houve e não é fácil seguir jogando. Eu tive o prazer de trabalhar ao lado do Cléber Santana e ele era um cara espetacular, com uma família sensacional. Posso imaginar a dor de todos os familiares e essa vitória eu dedico para todos eles. Que Deus conforte o coração de cada pessoa que esteja sofrendo”, afirmou o jogador.

Em 28 jogos oficiais na temporada, o Shakhtar conquistou 24 vitórias, três empates e apenas uma derrota. A equipe volta a campo na próxima quinta-feira, para encarar o Braga, em Portugal, pela sexta e última rodada da fase de grupos da Liga Europa. Após cinco partidas, o clube ucraniano segue com 100% de aproveitamento na competição continental e já garantiu a primeira posição do Grupo H, com 15 pontos.

Na atual temporada, Marlos realizou 26 partidas, marcou seis gols e deu cinco assistências. Desde que chegou ao clube ucraniano, o brasileiro entrou em campo 107 vezes, marcou 23 gols e deu 23 assistências.