Após 34 rodadas da competição nacional, jogador marcou oito vezes e deu cinco passes para gols. Em diversas ocasiões, o toque do colombiano foi fundamental para a equipe sair de campo com a vitória
(foto: Ivan Storti/Santos FC)
Vivendo a melhor fase de sua carreira, o atacante Jonathan Copete tem sido decisivo para a ótima campanha do Santos no Campeonato Brasileiro. Vice-artilheiro e maior garçom da equipe na competição nacional, o camisa 36 já marcou oito gols e deu cinco assistências no torneio. Ora com passes, ora com gols, o toque do camisa 36 foi determinante para o Peixe sair de campo com a vitória em oito partidas. Consequentemente, os triunfos deram ao clube 24 pontos no campeonato.
Os gols
No jogo do último domingo (06), válido pela 34ª rodada do Brasileirão, o colombiano foi o autor do gol da vitória sobre a Ponte Preta, por 2 a 1, em Campinas, que garantiu ao clube a vice-liderança na tabela de classificação, com 64 pontos. Na partida anterior, Copete havia sido o herói do dérbi contra o Palmeiras, na Vila Belmiro, ao marcar o único gol do confronto. Já no clássico San-São, realizado no Pacaembu, pela 30ª rodada, o camisa 36 também foi o responsável pelo tento da vitória sobre o São Paulo, por 1 a 0. Além desses três gols, o atacante deixou a sua marca nos triunfos sobre o Fluminense (2 a 1), Santa Cruz (3 a 2) e Vitória (3 a 2), pelas 29ª, 26ª e 16ª rodadas, respectivamente.
As outras duas vezes em que marcou pelo Peixe no Brasileiro foram na vitória sobre a Chapecoense, por 3 a 0, na Vila Belmiro, pela 13ª rodada, e na derrota para o Grêmio, por 3 a 2, na Arena do Grêmio, pela 12ª rodada da competição nacional. O duelo com o Tricolor Gaúcho, inclusive, foi a única partida em que o colombiano balançou as redes e o Peixe não saiu com a vitória.
As assistências
A vitória sobre a Chapecoense, por 3 a 0, pela 13ª rodada, só foi construída após a entrada de Copete. O jogador iniciou o duelo no banco de reservas e foi chamado aos 11 minutos do segundo tempo, quando o placar permanecia inalterado. Com assistências para os gols de Rodrigão e Yuri, além de um gol, o camisa 36 mudou a partida e foi fundamental para o triunfo. Já no confronto entre os dois clubes pelo segundo turno, desta vez, na Arena Condá, o jogador deu o passe para o único gol do jogo, marcado pelo meia Lucas Lima.
Os outros passes para gols foram dados durante o triunfo sobre o Vitória, por 3 a 2, no Barradão, pela 16ª rodada, e na derrota para o Grêmio, por 3 a 2, em Porto Alegre, pela 12ª rodada.
Ótima fase e convocação para a seleção colombiana
Apesar de ter chegado ao Santos apenas no meio do ano, Copete já é o segundo principal goleador do time no Brasileirão, com oito gols, apenas dois atrás de Vitor Bueno (10), e maior garçom da equipe na competição nacional (ao lado de Jean Mota), com cinco assistências. A ótima fase foi premiada com a inédita convocação para defender a seleção colombiana nos jogos contra o Chile, no próximo dia 10, em Barranquilla, e Argentina, cinco dias depois, em San Juan, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.
Totalmente adaptado ao Brasil e contente pelo momento, o atacante falou sobre a boa fase. “As coisas estão acontecendo de uma maneira positiva e estou muito feliz. Quando cheguei, sabia que nada seria fácil e que teria que batalhar muito para demonstrar o meu valor em um clube tão grande como o Santos. Graças a Deus, todo mundo do clube sempre me apoiou demais e estou conseguindo ajudar os meus companheiros. Continuarei trabalhando cada dia mais para seguir evoluindo”, afirmou o camisa 36.
Artilheiro da era pós-Gabigol
Após a transferência do ídolo Gabriel para a Internazionale, da Itália, no final de agosto, Jonathan Copete é o jogador do Santos que mais vezes balançou as redes, com sete gols, três a mais que o centroavante Ricardo Oliveira, que tem quatro.
Desde que desembarcou na Vila Belmiro, em julho deste ano, Copete entrou em campo 28 vezes, marcou dez gols e deu cinco assistências. Convocado para a seleção colombiana pela primeira vez na carreira, o jogador poderá fazer a sua estreia pelo time nacional nos duelos com Chile e Argentina, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.
Confira os gols de Copete que foram fundamentais para vitórias do Santos no Campeonato Brasileiro
Jogo: Ponte Preta 1 x 2 Santos
Fase: 34ª rodada
Data: 05/11/2016
Local: Moisés Lucarelli
Situação: marcou o gol da vitória
Jogo: Santos 1 x 0 Palmeiras
Fase: 33ª rodada
Data: 29/10/2016
Local: Vila Belmiro
Situação: marcou o único gol do dérbi
Jogo: São Paulo 0 x 1 Santos
Fase: 30ª rodada
Data: 13/10/2016
Local: Pacaembu
Situação: marcou o único gol do clássico
Jogo: Santos 2 x 1 Fluminense
Fase: 29ª rodada
Data: 05/10/2016
Local: Vila Belmiro
Situação: marcou o primeiro gol do jogo
Jogo: Santos 3 x 2 Santa Cruz
Fase: 26ª rodada
Data: 18/09/2016
Local: Pacaembu
Situação: marcou o primeiro gol da partida
Jogo: Vitória 2 x 3 Santos
Fase: 16ª rodada
Data: 24/07/2016
Local: Barradão
Situação: marcou o segundo gol do Peixe
Confira os outros dois gols do colombiano na competição nacional
Jogo: Santos 3 x 0 Chapecoense
Fase: 13ª rodada
Data: 03/07/2016
Local: Vila Belmiro
Situação: fez o segundo gol
Jogo: Grêmio 2 x 3 Santos
Fase: 12ª rodada
Data: 29/06/2016
Local: Arena do Grêmio
Situação: marcou o primeiro gol do time
Confira as assistências de Copete que foram fundamentais para a equipe conquistar os três pontos no Brasileirão
Jogo: Chapecoense 0 x 1 Santos
Fase: 32ª rodada
Data: 23/10/2016
Local: Arena Condá
Situação: deu uma assistência para o meia Lucas Lima marcar o único gol do jogo
Jogo: Vitória 2 x 3 Santos
Fase: 16ª rodada
Data: 24/07/2016
Local: Barradão
Situação: Deu uma assistência para o gol de Vitor Bueno, marcou o segundo e iniciou a jogada do terceiro, feito por Jean Mota
Jogo: Santos 3 x 0 Chapecoense
Fase: 13ª rodada
Data: 03/07/2016
Local: Vila Belmiro
Situação: deu uma assistência para Rodrigão marcar o primeiro, fez o segundo e deu o passe para Yuri marcar o terceiro
Números de Copete pelo Santos
28 jogos
10 gols
5 assistências