Autor do primeiro gol e responsável pela jogada do quarto, meia brasileiro é um dos principais destaques da vitória ucraniana por 5 a 3
(foto: site oficial do Shakhtar Donetsk)
O torcedor do Gent-BEL deve ter pesadelos com o meio-campista Marlos. Após ver o brasileiro dar duas assistências na derrota da equipe para o Shakhtar, por 5 a 0, no dia 20 de outubro, na Ucrânia, pela terceira rodada da fase de grupos da Liga Europa, os fãs do clube belga presenciaram mais uma bela atuação do camisa 11. Nesta quinta-feira (03), o ex-jogador do São Paulo marcou o gol de empate, iniciou o ataque do quarto gol e armou várias jogadas ofensivas dos Mineiros no triunfo de 5 a 3, na Bélgica, pela quarta rodada da competição, que garantiu ao time ucraniano a vaga antecipada à próxima fase do torneio continental.
Com o triunfo, o Shakhtar Donetsk chegou a 12 pontos, manteve os 100% de aproveitamento e segue na liderança do Grupo H. Como tem sete pontos a mais do que o Braga-POR, segundo colocado, e oito acima do Gent, o time ucraniano já não pode ser alcançado pelos rivais e está classificado à próxima fase da competição europeia.
Feliz por mais uma vitória e pela vaga, Marlos falou sobre o jogo. “É sempre muito bom marcar. Mais do que isso, fico feliz por ter ajudado o time a vencer e conseguir a classificação antecipada. Foi um jogo atípico, com oito gols, mas o principal foi ter conquistado a vitória e a vaga para a próxima fase”, destacou.
O jogo
Em uma partida bastante movimentada, o Gent saiu na frente logo aos 19 segundos de jogo, com o gol de cabeça marcado por Kalifa Coulibaly, acabanado com a invencibilidade defensiva do Shakhtar, que ainda não havia sido vazado na fase de grupos da competição. Apesar de outras duas boas chances dos belgas, o Shakhtar conseguiu se encontrar na partida e virou ainda na primeira etapa.
Aos 34 minutos, Marlos cobrou no canto esquerdo o pênalti sofrido por Taison e deixou tudo igual. Foi o segundo gol do brasileiro nesta edição da competição europeia. Antes, ele havia marcado contra o Istambul Basaksehir, ainda nos playoffs.
Pouco tempo depois, Taison recebeu bom passe do argentino Facundo Ferreira e tocou na saída do goleiro para virar o jogo. Antes do final da primeira etapa, Taras Stepanenko completou cobrança de escanteio de Darijo Serna e, de cabeça, fez 3 a 1.
No quarto gol, Marlos fez linda jogada pela direita, se livrou de dois marcadores e avançou pela ponta para cruzar para o centro da área. A bola sobrou para Taison, que ajeitou para Fred bater, de esquerda, e fazer um belo gol. O Gent descontou com Jeremy Perbet, mas, logo na sequência, Facundo Ferreira, de cabeça, fez o quinto dos ucranianos. Milicevic marcou o último gol da partida e deu números finais ao confronto (veja os gols da partida).
“O nosso primeiro objetivo foi alcançado, que era a classificação. Agora é seguir trabalhando para terminar esta fase bem e seguir firme na briga pelo tão almejado título”, completou Marlos.
Pela Liga Europa, o Shakhtar Donetsk volta a campo no dia 24, quando receberá os turcos do Konyaspor. A próxima partida do clube, porém, acontece neste fim de semana, dia 6, contra o Oleksandria, pela 14ª rodada do Campeonato Ucraniano. Na competição nacional, a equipe de Marlos também faz uma ótima campanha. Invicto, o time lidera o torneio, com 35 pontos, seis a mais do que o Zorya, segundo colocado.
Dos 23 jogos do Shakhtar na temporada, Marlos não atuou em apenas um. Já são cinco gols e cinco assistências. Nas 105 partidas oficiais que fez pelo clube ucraniano, o brasileiro balançou as redes 22 vezes e deu 23 passes para gol.