Ex-cobrador oficial, lateral bateu quatro vezes na competição nacional e marcou três gols. Desde que o jogador deixou a equipe, no entanto, Kieza, Cárdenas e Zé Love desperdiçaram as oportunidades

O Vitória vive uma situação complicada no Campeonato Brasileiro. Com 35 pontos, a equipe está na 17ª posição na tabela e é o primeiro clube na zona de rebaixamento. Se não fosse pelo baixo aproveitamento nas cobranças de pênaltis nas últimas partidas, no entanto, a situação poderia ser melhor. Quando Diego Renan ainda era o cobrador oficial, o Leão teve quatro penalidades assinaladas a favor e o lateral acertou três. Desde que foi preterido pelo treinador Argel, no entanto, o Vitória não consegue converter da marca de 11 metros. Foram três oportunidades e três erros com diferentes jogadores: Kieza, Zé Love e Cárdenas.

Nos dois últimos jogos da equipe, por exemplo, as derrotas poderiam ter sido evitadas se os pênaltis tivessem sido convertidos. No confronto direto com o Sport, no Recife, pela 31ª rodada, a equipe perdeu de 1 a 0, mas os atacantes Zé Love e Kieza desperdiçaram as cobranças ainda no primeiro tempo. Na última rodada, em outra derrota por 1 a 0, dessa vez para o Cruzeiro, em Salvador, o colombiano Sherman Cárdenas falhou o chute da marca da cal no final da partida.

Na próxima sexta-feira, o clube viaja até o Rio de Janeiro para encarar o Fluminense, no Maracanã, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, e só a vitória interessa aos baianos. Em caso de nova penalidade, quem será o responsável pela cobrança?

Confira as estatísticas dos cobradores de pênaltis do Vitória no Campeonato Brasileiro

Diego Renan
4 cobranças
3 gols
75% de aproveitamento

Sherman Cárdenas, Kieza e Zé Love
1 cobrança
0 gol
0% de aproveitamento

Confira as estatísticas dos cobradores de pênaltis do Vitória na temporada

Diego Renan
11 cobranças
9 gols
81% de aproveitamento

Detalhes das cobranças convertidas

Campeonato Brasileiro (3)
Grêmio, Cruzeiro e Atlético Paranaense

Copa do Brasil (2)
Portuguesa e Cruzeiro

Campeonato Baiano (3)
Jacobina, Feirense e Bahia

Sul-Americana (1)
Coritiba

Detalhes dos pênaltis desperdiçados 

Campeonato Brasileiro (1)
Botafogo

Copa do Brasil (1)
Cruzeiro

Kieza
2 cobranças
0 gols

Campeonato Brasileiro (1)
Sport

Sul-Americana (1)
Coritiba

Zé Love
1 cobrança
0 gol

Campeonato Brasileiro
Sport

Sherman Cárdenas
1 cobrança
0 gol

Campeonato Brasileiro
Cruzeiro