Titular absoluto da equipe, meia está em sua terceira temporada no clube ucraniano e já entrou em campo 99 vezes, marcou 20 gols e deu 21 assistências

(foto: Divulgação/Shakhtar Donetsk)

Melhor jogador do Shakhtar Donetsk na temporada passada e um dos destaques da equipe neste ano, o meia Marlos completará o 100º jogo pelo clube europeu neste sábado, contra o Olimpik, pela 11ª rodada do Campeonato Ucraniano. Desde que trocou o Metalist pelos “Mineiros”, em julho de 2014, o brasileiro jogou 99 partidas, marcou 20 gols e deu 21 assistências. Suas ótimas atuações, inclusive, lhe renderam um lugar na seleção da Liga Europa 2015/16.

Em sua terceira temporada pelo Shakhtar, a quinta no futebol ucraniano, o camisa 11 afirma estar muito adaptado ao país e comemora a marca centenária. “Fico feliz em atingir esse número porque não é fácil jogar 100 partidas por um clube tão tradicional como o Shakhtar. Estou na Ucrânia há um bom tempo e me sinto muito bem adaptado ao país. Consegui evoluir e amadurecer muito por aqui, tanto dentro como fora de campo, e estou vivendo um dos melhores momentos na carreira. Espero seguir crescendo a cada dia para ajudar o clube a brigar por mais títulos”, diz o brasileiro, que já conquistou duas Supercopas da Ucrânia (2014 e 2015) e uma Copa da Ucrânia (2016) pelo Shakhtar.

Apesar do destaque no futebol europeu, o meia-atacante ainda busca a realização de um sonho: ser chamado para a seleção brasileira. A convocação de Taison, seu companheiro de equipe, aumenta sua perspectiva e o anima, ainda mais, para, futuramente, ser lembrado pelo técnico Tite.

“Todo jogador sonha em representar o seu país e eu não sou diferente. Seria uma honra e um orgulho muito grande defender o Brasil. Sei que temos vários jogadores com qualidade e a concorrência é muito grande. A convocação do Taison é mais uma prova do bom trabalho da  comissão técnica da seleção, que, com certeza, está observando o nosso time. Isso nos dá ainda mais motivação para trabalhar cada dia mais. Sempre irei me dedicar muito para alcançar esse objetivo”, projetou o jogador.

Semifinalista da última edição da Liga Europa e atual campeão da Copa da Ucrânia, o Shakhtar começou muito bem a temporada 2016/17. Após 16 jogos no ano, o clube venceu 13 partidas, empatou duas e só perdeu uma, para o Young Boys, na Suíça, pela fase classificatória da Liga dos Campeões, que lhe custou a eliminação da competição após a disputa de pênaltis. Por outro lado, o time lidera o Campeonato Ucraniano, com 28 pontos, seis a mais que o arquirrival Dínamo de Kiev, segundo colocado. Na Liga Europa, os Mineiros lideram o Grupo H, com seis pontos e 100% de aproveitamento.

Neste sábado, o Shakhtar enfrenta o Olimpik, fora de casa, pela 11ª rodada da competição nacional, cuja partida marcará a 100ª apresentação de Marlos pela equipe europeia.

Dados de Marlos pelo Shakhtar Donetsk

Geral
99 jogos
20 gols
21 assistências

Por temporada
2016/17
16 jogos (14 como titular)
3 gols
3 assistências

2015/16
48 jogos (40 como titular)
12 gols
14 assistências

2014/15
35 jogos (18 como titular)
5 gols
4 assistências

Títulos pelo Shakhtar Donetsk
Copa da Ucrânia (2016)
Supercopa da Ucrânia (2014 e 2015)