Titular nos últimos sete jogos em que esteve disponível, colombiano vem de sequência de três gols em quatro partidas e já é o maior goleador da equipe na era pós-Gabigol
(Ivan Storti/Santos FC)
Assim que a diretoria do Santos anunciou a venda de Gabriel para a Itália, pairou uma dúvida na cabeça de todos os torcedores alvinegros: quem poderia assumir a titularidade no ataque da equipe? Um mês após ao último jogo de Gabigol pelo clube, porém, a questão parece solucionada. Com boas atuações, o colombiano Jonathan Copete não só conquistou a posição como também já é o maior goleador do time na era pós-Gabigol, com três gols.
A despedida do ídolo santista aconteceu no dia 28 de agosto, na derrota de 1 a 0 para o Figueirense, na Vila Belmiro, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. De lá para cá, o time realizou sete partidas, obteve quatro vitórias, um empate e duas derrotas. Durante esse último mês, a equipe marcou 11 gols e Copete foi o jogador que mais balançou as redes: três vezes. Nos sete jogos, o colombiano atuou como titular em seis e só ficou de fora no triunfo sobre o Botafogo, por 1 a 0, no Rio de Janeiro, pela 25ª rodada, porque teve de cumprir suspensão por ter levado três cartões amarelos.
Autor do gol que abriu o caminho para a vitória sobre o Internacional, na última quarta-feira, por 2 a 1, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, Copete falou sobre a boa fase. “Fico feliz porque estou conseguindo ajudar a equipe. Apesar do pouco tempo no Brasil, eu e minha família estamos cada vez mais adaptados à cidade. O ótimo ambiente do nosso elenco também ajuda demais e espero seguir evoluindo a cada partida. Sei que posso melhorar ainda mais e o objetivo é esse”, afirmou o atacante, que marcou três gols nos últimos quatro jogos.
Depois da vitória sobre os gaúchos, pela Copa do Brasil, o Santos volta as atenções para o Brasileirão, onde precisa se recuperar da derrota para o Sport, por 1 a 0, sofrida no último fim de semana. Apesar do revés para os pernambucanos, a equipe não perdeu nenhuma posição na tabela e segue em quarto lugar, com 45 pontos. No próximo sábado, o Peixe encara o Atlético Paranaense, que está em sexto, com 42 pontos, na Vila Belmiro, pela 28ª rodada.
Para Copete, o jogo é fundamental porque os paranaense são adversários diretos pelo G4. “Aqui no Brasil não tem nenhum jogo fácil e o campeonato é bem equilibrado. Essa partida é muito importante para nós porque o Atlético Paranaense também está brigando pelas primeiras posições. É um confronto direto e teremos a chance de abrir mais três pontos deles. Se perdermos, eles empatam com a gente. Então temos que entrar ligados desde o início para conseguir um bom resultado e permanecer no G4”, analisou o camisa 36, que, ao lado de Jean Mota, é o maior garçom do Santos no Brasileiro, com quatro passes para gol.
Incorporado ao clube em junho deste ano, Jonathan Copete realizou 19 jogos pelo Santos, marcou seis gols e deu quatro assistências.
Gols do Santos após a saída de Gabriel
3 gols
Jonathan Copete
2 gols
Vitor Bueno
1 gol
Jean Mota
Renato
Ricardo Oliveira
Rodrigão
Zeca
1 gol contra a favor do Santos
Rodrigo (zagueiro do Vasco)
Números de Jonathan Copete pelo clube
Na temporada
19 jogos (15 como titular e quatro entrando no decorrer da partida)
6 gols
4 assistências
No Campeonato Brasileiro
14 jogos (11 como titular e três entrando no decorrer do jogo)
4 gols
4 assistências (maior garçom do time na competição)
Na Copa do Brasil
5 jogos (quatro como titular e um entrando no decorrer da partida)
2 gols