Desempenho da equipe caiu após saída do zagueiro, que está em recuperação intensiva de uma cirurgia no ombro para retornar ainda neste ano

(foto:Caio Marcelo/Divulgação)

Emprestado pelo Palmeiras no primeiro semestre desta temporada, o zagueiro Nathan fez a sua estreia pelo Criciúma no dia 14 de maio, na vitória sobre o Náutico, por 1 a 0, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Com muita qualidade e determinação, o defensor rapidamente tomou conta da posição, atuou 14 vezes (todas como titular) e marcou dois gols. Com ele em campo, a média de gols sofridos pelo Tigre era de um a cada partida. Sem o atleta, no entanto, esse número subiu para 1,5 por jogo, o que representa 50% a mais de bolas em sua própria rede por apresentação.

O último jogo de Nathan pelo Carvoeiro foi na vitória sobre o Paraná, por 3 a 2, no Heriberto Hülse, pela 17ª rodada, quando sofreu uma luxação no ombro direito e, posteriormente, precisou passar por um procedimento cirúrgico em São Paulo. Ao término daquela rodada, o Criciúma estava em quinto lugar na tabela, com 26 pontos. Hoje, o Tigre amarga a nona posição, com  37.

Nos 14 jogos do zagueiro pelo clube, o time apresentou um aproveitamento de 52% (6V, 4E e 4D). Sem o defensor, entretanto, o desempenho caiu para 47% (4V, 3E e 5D). Em termos de comparação, o rendimento do Brasil de Pelotas, atual terceiro colocado, é de 51%.

Em tratamento intensivo para retornar o mais rápido possível, Nathan falou sobre o processo de recuperação. “Eu estava feliz, tinha me adaptado muito rápido à cidade, ao clube, criei vários amigos, mas, infelizmente, sofri essa lesão. No futebol, estamos sujeitos a esse tipo de contratempo, são ossos do ofício, e não há tempo para lamentar. Estou fazendo tratamento intensivo em dois, três, até quatro períodos por dia para voltar ainda neste ano e ajudar o Criciúma a conquistar o principal objetivo da temporada, que é voltar para a Série A. Sei que tenho pouco tempo e que não será fácil, mas estou me esforçando demais”, afirmou o zagueiro, que está realizando todo o trabalho de fisioterapia na Academia de Futebol do Palmeiras.

Confira os números de Nathan pelo Criciúma e o desempenho do Tigre com e sem o jogador

Nathan pelo Criciúma
14 jogos (todos como titular)
2 gols

Criciúma com Nathan
14 jogos
6 vitórias
4 empates
4 derrotas
14 gols sofridos – média de um gol por partida
52,30% de aproveitamento

Criciúma sem Nathan
12 jogos
4 vitórias
3 empates
5 derrotas
18 gols sofridos – média de 1,5 gol por partida
47,20% de aproveitamento