Responsável pela primeira e única vitória do clube sobre o Timão no Allianz Parque, camisa 10 disputou o Dérbi cinco vezes: venceu dois, empatou outros dois e perdeu apenas um
Cleiton gol Corinthans

(foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)

A primeira vez a gente nunca esquece. Autor do gol da única vitória do Palmeiras sobre o arquirrival Corinthians no Allianz Parque, por 1 a 0, em junho deste ano, pelo Campeonato Brasileiro, o meia Cleiton Xavier possui um bom retrospecto contra o Timão. Contando as suas duas passagens pelo clube, foram cinco confrontos, com duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Um dos empates, inclusive, teve sabor de vitória. Foi na semifinal do Campeonato Paulista de 2015, na Arena Corinthians. A partida terminou 2 a 2 e o Verdão eliminou os donos da casa nas penalidades. Na ocasião, CX10 bateu e converteu a quarta cobrança.

Nas cinco vezes em que enfrentou o Timão, o meia marcou um gol e deu uma assistência. Sua melhor partida contra o rival talvez tenha sido em 2009, na vitória por 3 a 0, pelo Campeonato Brasileiro, em Presidente Prudente. Naquele jogo, o meia bateu uma falta na trave, sofreu o pênalti convertido por Obina e ainda deu o passe para o atacante fazer um gol.

Animado pelas lembranças, o meia pede atenção total no sábado. “Pois é, são recordações muito legais. É bacana saber que marquei o gol da primeira vitória sobre o Corinthians na nossa nova casa e isso ficará guardado para sempre na história do clube. Só que o jogo já passou e agora temos uma partida muito complicada. O time deles não perde há um bom tempo no estádio, eles estão brigando pelas primeiras posições e teremos que ter atenção do começo ao fim para sairmos de lá com um bom resultado”, analisou o camisa 10.

Com 132 atuações pelo Palmeiras, Cleiton Xavier é o segundo jogador do atual elenco com mais partidas pelo clube, atrás apenas de Fernando Prass, que entrou em campo 195 vezes.

Nesta temporada, o meia realizou 25 jogos, marcou três gols e deu seis assistências. Somente no Campeonato Brasileiro, o camisa 10 deu cinco passes para gol e é o segundo maior garçom da equipe na competição, atrás de Dudu (9).

Retrospecto de Cleiton Xavier no Dérbi contra o Corinthians
5 jogos
1 gol
1 assistência
2 vitórias
2 empates
1 derrota

Palmeiras 1 X 0 Corinthians
Data: 12/06/2016
Competição: Campeonato Brasileiro
Fase: 7ª rodada
Local: Allianz Parque
Situação: entrou no intervalo, no lugar de Roger Guedes, e marcou o gol da vitória, a primeira sobre o rival na nova casa

Corinthians 2 X 2 Palmeiras
Data: 19/04/2015
Competição: Campeonato Paulista
Fase: Semifinal
Local: Arena Corinthians
Situação: entrou no intervalo no lugar de Lucas. Bateu e converteu a quarta cobrança

Corinthians 1 X 0 Palmeiras
Data: 31/01/2010
Competição: Campeonato Paulista
Fase: 5ª rodada
Local: Pacaembu
Situação: expulso no segundo tempo

Palmeiras 3 X 0 Corinthians
Data: 26/07/2009
Competição: Campeonato Brasileiro
Fase: 14ª rodada
Local: Eduardo José Farah (Presidente Prudente)
Situação: sofreu o pênalti convertido por Obina (segundo gol) e deu uma assistência para o atacante fazer o terceiro gol. Substituído por Deyvid Sacconi no segundo tempo

Palmeiras 1 X 1 Corinthians
Data: 08/03/2009
Competição: Campeonato Paulista
Fase: 12ª rodada
Local: Estádio Eduardo José Farah (Presidente Prudente)
Situação: atuou durante os 90 minutos