Poupado, brasileiro iniciou o jogo no banco de reservas e viu a equipe ir para o vestiário perdendo de 2 a 0. Com a entrada do camisa 11, porém, time marcou três gols, confirmou a quarta vitória em quatro partidas na competição e segue na ponta da tabela
(foto:Site oficial do Shakhtar Donetsk/Divulgação)
Principal jogador do Shakhtar Donetsk na temporada passada, o meia Marlos comprovou, mais uma vez, a sua importância para o clube ucraniano. Nesta sexta-feira, o brasileiro, que se recupera de uma pequena infecção, iniciou o duelo com o Karpaty no banco de reservas e viu a equipe sofrer dois gols nos primeiros 45 minutos. Em desvantagem, o treinador português Paulo Fonseca não pensou duas vezes e, na volta do intervalo, mandou a campo o camisa 11. Com Marlos, a equipe se organizou ofensivamente, marcou três gols e venceu por 3 a 2. Com o resultado, o time segue na liderança do Campeonato Ucraniano, com 12 pontos, e mantém 100% de aproveitamento na competição nacional.
O jogo
Mesmo na lanterna, o Karpaty lutou muito para conquistar os primeiros pontos no campeonato e chegou a abrir 2 a 0 nos primeiros 45 minutos, com gols do argentino Blanco e do ucraniano Ambrosi Chachua.
Descontente com o rendimento do time, o treinador Paulo Fonseca optou pela entrada de Marlos no lugar de Wellington Nem e a equipe partiu com tudo para cima. Em apenas 21 minutos, os ucranianos Stepanenko e Kovalenko deixaram tudo igual. Em busca da vitória, o Shakhtar pressionou até o final e Marlos decretou o triunfo a três minutos para o fim. Após tabelar com Taison, o camisa 11, tocou com muita categoria, da entrada da área, sem chances para o goleiro (veja os gols).
Feliz pela vitória, Marlos falou sobre a partida. “Foi um jogo muito difícil. Não é fácil sair atrás do placar e reverter uma diferença de dois gols, ainda mais fora de casa. A equipe mostrou garra e tranquilidade para fazer um segundo tempo perfeito. Fico feliz de poder marcar um gol tão importante para o Shakhtar e manter o clube firme na briga pelas primeiras posições”, afirmou.
A vitória deixa o Shakhtar Donetsk na liderança provisória do Campeonato Ucraniano, com 12 pontos em quatro jogos. Mesmo com uma campanha perfeita, o time pode ser ultrapassado pelo Dínamo de Kiev, que joga neste domingo, contra o Stal Dniprodzh. Para assumir a ponta, o rival precisa vencer por dois ou mais gols de diferença.
O próximo compromisso da equipe é no dia 18 de agosto, contra o Istanbul Basaksehir, na Turquia, pela primeira partida do playoff final antes da fase de grupos da Liga Europa.
O gol desta sexta-feira foi o primeiro de Marlos na temporada. Nos seis jogos oficiais que disputou na campanha 2016/17, o brasileiro já havia dado uma assistência. Desde que chegou ao clube, em agosto de 2014, o meia entrou em campo 89 vezes, marcou 18 gols e deu 19 assistências.