Principal atacante da equipe no ano, camisa 9 deu o passe para o primeiro gol do time no heroico empate em 2 a 2 com o Sydney, que garantiu a vaga do clube para a próxima fase da competição continental

(foto:osposrts.cn)

Foi sofrido, com direito a pênalti perdido, mas o Shandong Luneng está classificado para as quartas de final da Liga dos Campeões da Ásia, o que não acontecia desde 2005. Na manhã desta quarta-feira, a equipe empatou com o Sydney, na Austrália, por 2 a 2, e, como o primeiro jogo, realizado na China, havia sido 1 a 1, o time de Diego Tardelli eliminou o rival pelo critério do gol fora de casa.

O camisa 9, inclusive, foi fundamental para a classificação do Shandong. Além de marcar o gol do empate em 1 a 1, na primeira partida, e ser eleito o melhor em campo na ocasião, o ex-jogador do Galo deu uma bela assistência para o gol do argentino Walter Montillo, o primeiro da equipe nesta quarta-feira. No segundo tempo, porém, quando o placar apontava 2 a 1 para os donos da casa, Tardelli teve a oportunidade de igualar o duelo, mas desperdiçou uma cobrança de pênalti. Sem se abalar, o time chinês pressionou até o fim e chegou à igualdade no último minuto, após um belo chute do chinês Hau Junmin. Os gols do Sydney saíram no início de cada etapa e foram marcados pelos australianos Brandon O’Neill e Rhyan Grant (veja os melhores momentos).

Principal jogador do Shandong na temporada, Diego Tardelli vibrou muito pela heroica classificação. “Estou muito feliz porque o time todo está de parabéns. Estávamos jogando fora de casa, contra uma equipe qualificada, e ficamos atrás do placar duas vezes. Mesmo com todas essas dificuldades, todo mundo acreditou até o final e nós conseguimos a classificação. Tive a chance de empatar um pouco antes, mas, infelizmente, dessa vez não consegui. Mas não abaixamos a cabeça e, graças a Deus, fomos premiados com o nosso maior objetivo, que era a conquista da vaga. Agora precisamos focar no Campeonato Chinês e recuperar pontos importantes que perdemos”, afirmou o camisa 9.

Após à classificação para as quartas da principal competição do continente, o Shandong volta as atenções para o Campeonato Chinês. No próximo domingo, o clube recebe o Beijing Guoan, pela 11ª rodada do torneio nacional, e, como alertou o próprio Tardelli, precisa da vitória. Com apenas nove pontos, a equipe está na décima primeira colocação na tabela.

Em grande fase, Diego Tardelli jogou 17 partidas na temporada, marcou sete gols e deu quatro assistências. Somente na Liga dos Campeões da Ásia, o atacante entrou em campo nove vezes, marcou seis gols, deu duas assistências e recebeu o troféu de melhor jogador da partida em cinco oportunidades. Desde que chegou ao clube asiático, no início de 2015, DT9 realizou 46 jogos, fez 13 gols e deu 11 assistências.