Artilheiro da equipe na Liga dos Campeões da Ásia, atacante faz o único gol do time no empate por 1 a 1 com o Sydney-AUS, na China, pela partida de ida das oitavas de final da competição continental  

(foto:osports.cn)

Diego Tardelli segue demonstrando que está totalmente adaptado ao futebol asiático e que é o principal jogador do Shandong Luneng na temporada. Na manhã desta quarta-feira, o atacante deixou novamente a sua marca no empate em 1 a 1 com o Sydney-AUS, na China, pelo primeiro duelo das oitavas de final da Liga dos Campeões da Ásia. Contando os dois jogos da fase prévia, foi o sexto gol do camisa 9 em oito partidas na competição continental (o jogador foi poupado em um). Como se não bastasse, DT9 recebeu o troféu de melhor jogador da partida pela quinta vez em oito apresentações no torneio.

O segundo e decisivo confronto entre os clubes será realizado na próxima quarta-feira, dia 25, na Austrália. Como marcou um gol fora de casa, o time australiano jogará pela vantagem de poder empatar sem gols. Uma vitória simples também colocará a equipe na próxima fase. O mesmo placar desta quarta-feira levará a disputa para os pênaltis. O Shandong Luneng garantirá uma vaga nas quartas em caso de empate por dois ou mais gols ou qualquer triunfo.

O jogo
Jogando em casa, o Shandong Luneng partiu com tudo para cima do adversário e teve uma excelente chance para abrir o placar aos oito minutos, mas o argentino Walter Montillo desperdiçou uma cobrança de pênalti. Sete minutos mais tarde, porém, os australianos marcaram com Carney. Sem se abalar com o gol sofrido, os donos da casa seguiram pressionando e perderam muitas oportunidades. O gol de empate só saiu aos 11 minutos da segunda etapa, com Diego Tardelli. Após cobrança de escanteio pela direita, Jucilei escorou e DT9 bateu, de primeira, para deixar tudo igual. O Shandong pressionou até o final, mas não conseguiu virar (veja os melhores momentos).

Apesar de ter marcado novamente e de ter conquistado o prêmio de melhor da partida pela quinta vez na competição, Diego Tardelli lamentou o fato de a equipe não ter conseguido a vitória. “Nosso objetivo era vencer a primeira partida e ir para a Austrália com a vantagem, mas não deu. Nosso time se comportou bem, jogamos em cima deles o tempo todo, tivemos boas chances, mas não conseguimos aproveitar. Apesar de não termos vencido, provamos que podemos passar e a vaga está em aberto”, analisou o atacante.

Para se ter uma ideia da importância de Diego Tardelli na equipe, dos 16 gols marcados pelo Shandong na Champions, o ex-jogador do Atlético Mineiro teve participação direta em sete (seis gols e uma assistência), ou seja, em 43%.

Antes do decisivo confronto pela Liga dos Campeões da Ásia, na próxima semana, o Shandong volta a campo no próximo sábado, para encarar o Henan Jianye, em partida válida pela décima rodada do Campeonato Chinês.

Em grande fase, Diego Tardelli jogou 16 partidas na temporada, marcou sete gols e deu três assistências. Desde que chegou ao clube asiático foram 45 jogos, 13 gols e 10 assistências.