Com grave lesão na panturrilha, expectativa inicial do departamento médico era de que o meia não jogasse mais em 2015. Com evolução excelente, porém, camisa 10 deve retornar ao Verdão nos próximos jogos

21058096518_db84e4183c_o(foto:Cesar Greco/Fotoarena)

Com muitos problemas para escalar o meio de campo do Palmeiras, o treinador Marcelo Oliveira deve ganhar um ótimo reforço para a reta final do Campeonato Brasileiro e, quem sabe, para o decisivo confronto com o Fluminense, nesta quarta-feira, no Allianz Parque, pela partida de volta da semifinal da Copa do Brasil (essa opção, no entanto, é mais improvável). Com uma evolução excelente, Cleiton Xavier surpreendeu o departamento médico do clube, se recuperou antes do esperado e está clinicamente liberado desde o dia 17 de outubro. Entregue à comissão técnica desde então, o meia vem aperfeiçoando a parte física, já treina com bola e só depende do aval do treinador Marcelo Oliveira para entrar em campo.

A última atuação de Cleiton Xavier foi no dia 19 de agosto, quando marcou um dos gols da vitória de 2 a 1 sobre o Cruzeiro, no Allianz Parque, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Dois dias depois daquela partida, o camisa 10 sofreu uma lesão muscular na coxa direita, que, de acordo com a previsão do DM, o deixaria afastado dos gramados entre quatro e seis semanas. Com muita dedicação, o jogador se recuperou em apenas 21 dias, mas, no último dia de transição, lesionou a panturrilha esquerda. Mais grave do que a primeira, a segunda lesão faria o atleta perder o restante da temporada. De forma surpreendente, porém, CX10 evoluiu antes do previsto e está praticamente pronto para entrar em campo.

De acordo com o fisioterapeuta do clube, Jomar Ottoni, Cleiton Xavier surpreendeu positivamente e deve reforçar o Verdão muito antes do esperado. “O Cleiton teve uma lesão muito grave na panturrilha e a nossa expectativa era a de que ele ficasse de fora o resto da temporada, mas a evolução foi muito boa e está clinicamente liberado desde o dia 17. O Cleiton é muito dedicado e, assim como nas outras vezes, a recuperação dele foi excelente, sempre com uma média de 30% abaixo do tempo previsto”, afirma Ottoni, que também comentou sobre as dificuldades que o jogador tem enfrentado ao longo do ano. “O problema é que ele ficou três meses parado no início do ano e não fez pré-temporada, por isso está sofrendo as consequências, assim como o Arouca”, avalia o fisioterapeuta.

Ansioso por retornar aos gramados, Cleiton Xavier falou sobre o tratamento e revelou que não deixou de treinar um dia sequer. “Sofri duas lesões seguidas e tive que ficar bastante tempo parado. A expectativa era voltar somente no ano que vem, mas me dediquei demais durante esses meses porque não queria perder a temporada. Treinei todos os dias, algumas vezes, mais de um período. Graças a Deus, consegui me recuperar bem e já estou pronto para ajudar o Palmeiras, agora só preciso readquirir o ritmo de jogo. Estamos na reta final e não vejo a hora de jogar. Continuarei me esforçando bastante para entrar em campo o quanto antes e correr junto com os meus companheiros”, declarou o meia, que aproveitou para elogiar os fisioterapeutas do clube. “O pessoal da fisioterapia também fez um trabalho muito bom e queria agradecer a todos eles”, disse o camisa 10.

Apesar de estar totalmente recuperado da lesão muscular na panturrilha, Cleiton Xavier tem remotas chances de ser relacionado para o decisivo duelo com o Fluminense, nesta quarta-feira, em São Paulo, pela partida de volta da semifinal da Copa do Brasil. O jogador está em fase final de recondicionamento físico e depende da aprovação da comissão técnica. Se depender do meia, no entanto, o técnico Marcelo Oliveira pode contar com ele. “Se o treinador precisar de mim, estou pronto e com muita vontade de jogar”, finalizou.

Caso não participe do jogo contra os cariocas, é bem provável que o meia esteja apto a enfrentar o Santos, no domingo, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Desde que retornou ao clube, no início deste ano, Cleiton Xavier fez 17 jogos, marcou um gol e deu duas assistências. No geral, CX10 já entrou em campo 107 vezes pelo Verdão e balançou as redes em 17 oportunidades.