Jogador do Liverpool e da Seleção Brasileira já ganhou o prêmio em 2019 e ficou em segundo lugar em 2022
Foto: Liverpool/Divulgação
Alisson, da Seleção Brasileira e do Liverpool, foi indicado pela Fifa ao prêmio de melhor goleiro do mundo da última temporada. Ele é o único representante do Brasil entre os dez nomes que concorrem ao Troféu Yashin, que será entregue no dia 22 de setembro, no Théâtre du Châtelet, em Paris.
“É sempre uma honra estar entre os indicados, ainda mais em uma lista com tantos goleiros de altíssimo nível. Isso mostra que o trabalho segue sendo bem feito tanto no Liverpool como na Seleção Brasileira. Agradeço a Deus e à minha família por tudo o que vem acontecendo comigo ao longo desses anos”, ressaltou.
Alisson irá buscar o seu segundo troféu. O jogador foi o vencedor em 2019. Além disso, ficou na segunda colocação em 2022. Dessa vez, o arqueiro concorre com Yassine “Bono” Bounou (Al-Hilal), Lucas Chevalier (Lille), Thibaut Courtois (Real Madrid), Gianluigi Donnarumma (PSG), Dibu Martínez (Aston Villa), Jan Oblak (Atlético de Madrid), David Raya (Arsenal), Matz Sels (Nottingham Forest) e Yann Sommer (Inter de Milão).
Alisson Becker foi um dos grandes protagonistas da vitoriosa conquista dos Reds da Premier League na última temporada, tendo, inclusive, se tornado o primeiro brasileiro bicampeão do Campeonato Inglês vestindo a camisa do Liverpool.
“Foi uma temporada muito especial para mim e para o clube. Conquistar mais uma Premier League foi incrível, mas o foco já está totalmente voltado para os próximos desafios. Queremos começar bem e brigar por todos os títulos novamente”, completou.
Na história do Liverpool
Alisson já faz parte da lista de principais ídolos da história do clube, sendo referência para o elenco tanto dentro como fora das quatro linhas. E não é para menos, afinal de contas, o goleiro se firmou como um dos pilares do time nas últimas conquistas.
Desde 2018, já são seis taças: duas Premier Leagues (2019/20 e 2024/25), uma Champions League (2018/19), um Mundial de Clubes (2019), uma Copa da Liga Inglesa (2022) e uma FA Cup (2022).
Além disso, o atleta já é o sexto goleiro que mais vezes defendeu os Reds. Ao todo, atuou em 298 partidas, ficou 125 sem sofrer gols e conseguiu feitos um tanto quanto incomuns para goleiros: deu três assistências, todas para Salah, e ainda marcou um gol histórico, de cabeça, no triunfo de 2 a 1 sobre o West Bromwich, na temporada 2020/21, fundamental para a equipe garantir uma das vagas para a Champions do ano seguinte.
Prêmios individuais
Além das conquistas coletivas, Alisson também acumula vários prêmios individuais ao longo da carreira. Na temporada 2018/19, entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar o troféu Golden Glove, depois de permanecer 21 jogos sem buscar a bola no fundo do próprio gol na Premier League. De quebra, ainda superou o recorde de Pepe Reina, que era o de 20 partidas, obtido em 2005/06, tornando-se o recordista no quesito pelos Reds em uma mesma edição da competição nacional.
Entre 2019 e 2020, o arqueiro foi eleito o melhor goleiro do mundo, pelo Globe Soccer Awards, Uefa e Fifa. Alisson também já conquistou o prêmio Samba de Ouro, em 2019, dado ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa, e levou o troféu de melhor atleta da posição, na vitoriosa campanha do Brasil, na Copa América de 2019.
Como se não bastasse, também foi o grande vencedor da primeira edição do Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional e conceituada revista France Football.
Em 2020, o camisa 1 acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição, e entrou para a seleção ideal da Fifa, montada pela FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol).
Na Premier League 2021/22, Alisson voltou a ganhar o troféu Golden Glove. Já na temporada 2022/23, foi eleito o melhor jogador do Liverpool, em eleição promovida pela Standard Chartered, patrocinadora oficial do clube, e o melhor goleiro do Campeonato Inglês pelo influente portal The Athletic.