Atacante marcou os dois primeiros tentos da vitória de 4 a 0 sobre o Dalian Pro. Agora, brasileiro está a apenas nove de igualar o recordista israelense EranZahavi, que, em 2019, balançou as redes 29 vezes na competição nacional

Se tem uma coisa que ninguém mais tem dúvida, na atual temporada da Superliga Chinesa, é a de que o centroavante Markão é o grande craque da competição. Já se tornou rotina, o camisa 13 sair de campo, toda rodada, como o principal destaque da grande campanha do líder Wuhan Three Towns. Nesta terça-feira (25), como não podia ser diferente, o brasileiro voltou a brilhar com mais dois gols, ambos de cabeça, na goleada de 4 a 0 sobre o Dalian Pro. Os compatriotas Davidson e Ademílson completaram o placar elástico.

Agora, o artilheiro isolado da competição nacional já soma 20 bolas na rede em 17 partidas no ano e vê cada vez mais palpável o recorde de gols em uma mês edição na elite do futebol chinês, que foi conseguido pelo israelense Eran Zahavi, em 2019, quando anotou 29 tentos na liga pelo Guangzhou R&F.

”Estou vivendo uma temporada muito boa. Já tive grandes anos aqui mesmo na China e na Coréia do Sul, mas 2022 está sendo incrível. Tenho conseguido ajudar o time em quase todos os jogos e estou mantendo uma média superior a um gol por partida, o que é algo muito difícil de conseguir em qualquer liga do mundo. Vou seguir trabalhando para manter isso e ajudar o Wuhan a seguir na liderança até o final da competição”, declarou.

Com o resultado, o Wuhan Three Towns chegou aos mesmos 53 pontos do Shandong Taishan, mas segue na liderança pelos critérios de desempate. Além disso, os Dragões ainda estão com um duelo a menos em relação ao vice-líder.

Markão tem sido o grande nome do Wuhan Three Towns, desde que chegou ao clube, no ano passado. Neste ano, foram vários os momentos em que virou notícia, não apenas na China, mas em vários outros lugares do mundo, como, por exemplo, após ter marcado um poker-trick e um hat-trick, além de um golaço, de bicicleta, digno de concorrer ao Prêmio Puskás.

São 22 participações diretas no 957 minutos em que esteve em campo, em 2022, ou seja, uma média de uma a cada 43,5 minutos.

Ao todo, o atacante já soma incríveis 32 gols e cinco assistências em 37 duelos disputados. São 37 participações diretas em 2181 minutos. Uma média de uma a cada 58,9 minutos. E não para por aí. O brasileiro, até agora, tem um aproveitamento, incrível, de 91,8% com a camisa dos Dragões (33 vitórias, três empates e somente uma derrota).

Além disso, Markão já soma 55 gols em 83 partidas na China, além de 12 assistências. São 67 participações diretas, uma média de uma a cada 1,23 partida.

Antes de brilhar pelos Dragões, o jogador, revelado pelo Ituano, defendeu o Hebei Fortune, sendo artilheiro do time, em 2019, com 11 gols em 27 jogos, e o terceiro maior goleador do Campeonato Chinês, em 2020, balançando as redes outras 11 vezes, mas em 17 partidas. Ao todo, foram 47 duelos oficiais, com 23 tentos e sete assistências pelos Dragões.

Do outro lado do mundo, Markão também já brilhava, anteriormente, na Coréia do Sul, onde defendeu o Gyeongnam. Por lá, marcou 49 gols e deu 12 assistências, em 65 jogos disputados, em 2017 e 2018. Além disso, ainda foi apontado como o melhor jogador do país.