Recuperado de lesão, jogador entrou no segundo tempo do empate em 1 a 1 com o Ceará. Agora, pode atuar desde o início no duelo com o Timão, rival da sua estreia como profissional

O São Paulo poderá contar com um trunfo importante diante do arquirrival Corinthians, nesta quarta-feira (30), às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, para conseguir a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Recuperado de um edema na coxa esquerda, Luan atuou por alguns minutos no empate em 1 a 1 com o Ceará, no último final de semana, e agora tem boas chances de ser uma das novidades na equipe titular no Majestoso.

Um dos grandes destaques do Tricolor na vitoriosa campanha do Campeonato Paulista, o camisa 13 precisou desfalcar o time durante algumas partidas para tratar de uma lesão na coxa e sua ausência foi bastante sentida neste início de Brasileirão. O meio-campista foi titular apenas na igualdade sem gols com o Fluminense e entrou aos 27 minutos do segundo tempo diante do Ceará. Sem ele, o clube do Morumbi somou apenas dois pontos em 15 disputados (dois empates e três derrotas).

Ao analisar os números do São Paulo com e sem Luan desde o início da temporada, fica mais claro a sua importância em campo. Com ele, o desempenho do São Paulo muda completamente. Em 19 jogos, sendo 14 como titular, o jogador ajudou a equipe a conquistar 13 vitórias e cinco empates. A única derrota foi para o Novorizontino, na primeira fase do Estadual. Ou seja, o aproveitamento é de 77,1%. Nas 12 partidas em que não atuou, porém, o rendimento despencou para 30,5% (dois triunfos, cinco igualdades e cinco revezes).

E não são apenas nos resultados que a presença ou não do jogador é sentida. O “fator Luan” também fica claro no número de gols sofridos e até marcados. Nos 19 confrontos em que o volante esteve presente, o São Paulo levou apenas dez tentos, uma média de 0,52 por jogo. Além disso, em 13 ocasiões, o Tricolor saiu de campo sem ser vazado. Sem ele, entretanto, a equipe sofreu gol em 11 das 12 apresentações e foi buscar a bola no fundo das redes em 16 oportunidades, o que eleva a média para 1,33 por embate.

Até mesmo no setor ofensivo, a presença de Luan tem sido fundamental para melhorar o desempenho coletivo. Além de ter marcado seus dois primeiros gols como profissional, incluindo o que abriu o caminho para a vitória sobre o Palmeiras, que deu o título Estadual ao clube, com o atleta em campo, a média de gols feitos é superior: 1,92 contra 1,66 sem sua presença.

Trajetória como profissional iniciada em um Majestoso
Nesta quarta-feira, Luan reencontrará, mais uma vez, o adversário de seu primeiro jogo como profissional. Revelado pelo São Paulo e alçado ao time profissional pelo então técnico Diego Aguirre, durante o Brasileirão de 2018, o volante teve uma estreia bastante curiosa.

Então no time sub-20, Luan queria um ingresso para assistir ao clássico contra o Corinthians, no dia 21 de julho, pelo Brasileirão. Ele só não sabia que seria relacionado 24 horas depois e ainda entraria em campo para ajudar o Tricolor a garantir o triunfo por 3 a 1.

A partir daí, o camisa 13 passou a ser elogiado por todos dentro do clube e foi ganhando cada vez mais espaço. Ao todo, já disputou 103 partidas pelo Tricolor, sendo 84 como titular, marcou dois gols, deu duas assistências e ajudou o time a sair de campo sem ser vazado 45 vezes.

Em Majestosos, inclusive, Luan apresenta retrospecto positivo. Até hoje, disputou sete clássicos contra o Corinthians. Venceu três, empatou dois e perdeu outros dois.

Jogos com Luan na temporada
19 partidas
13 vitórias
5 empates
1 derrota
77,1% de aproveitamento
13 jogos sem sofrer gol
10 gols sofridos
Média de 0,52 gol tomado por partida

Jogos em que Luan não atuou na temporada
2 vitórias
5 empates
5 derrotas
30,5% de aproveitamento
Levou gol em 11 das 12 partidas
Sofreu 16 gols em 12 apresentações
Média de 1,33 gol sofrido por jogo

Com Luan como titular
27 gols feitos em 14 jogos
Média de 1,92 gol por jogo

Sem Luan
20 gols feitos em 12 jogos
Média de 1,66 gol por jogo

Números gerais pelo São Paulo
103 jogos
84 jogos como titular
2 gols
2 assistências
45 jogos sem sofrer gols